Você sabe o que é permitido fazer no ambiente virtual durante as campanhas eleitorais?

Você sabe o que é permitido fazer no ambiente virtual durante as campanhas eleitorais?

É fato que o uso da internet para campanhas eleitorais requer estratégias e limites. Mas você sabe o que é permitido neste período de candidatura? Sabemos que o ambiente virtual pode delimitar o sucesso dos candidatos, ficando a depender da forma com que utilizam, principalmente, as redes sociais para se comunicar com seu público-alvo. Sendo assim, é viável entender o que é permitido nesse ambiente para que a sua candidatura seja feita com excelência, alcançando os seus objetivos.

Anonimato nas redes sociais

Começando pelo anonimato, que é proibido nas redes, é importante entendermos que a lei eleitoral não permite a veiculação de propaganda política de forma anônima ou em perfis falsos. Sendo assim, caso sejam compartilhadas mensagens que não seja possível identificar o autor, o Ministério Público Federal entende que se enquadram como propaganda eleitoral online anônima. Quem compartilhar estará sujeito a multa.

Crítica X Difamação

Como deve ser do seu conhecimento, críticas a candidatos adversários, assim como reclamar ou opinar sobre a situação da cidade, é um direito de qualquer cidadão. Todavia, os políticos devem se atentar às ofensas que se configuram como crimes de injúria, calúnia e difamação. Vale citar também que os políticos não podem utilizar recursos de impulsionamento para prejudicar a imagem de outros candidatos.

Veicular desinformação

Nesse caso, inserem-se também as denominadas fake news, se enquadrando na Lei 13.834/2019, com finalidade eleitoral e com penas mais duras. Nesse sentido, o candidato deve ter ciência de que disseminar desinformação com o fito de prejudicar outro adversário prevê punição no Código Eleitoral. Logo, o conteúdo veiculado pode gerar um processo judicial, sendo que o candidato pode responder penalmente por isso.

“Boca de urna”

Você sabia que realizar propaganda na internet, em dia de eleição, é proibido? Isso mesmo, caso o candidato descumpra, terá que responder por boca de urna, um crime eleitoral. É interessante sabermos que isso vale tanto para candidato quanto para eleitores. Uma vez que a manifestação de voto deve ser individual e silenciosa, se compartilhada na internet, acaba virando algo coletivo.

E como promover uma melhor campanha eleitoral?

Para alcançar os seus objetivos e garantir um bom público de eleitores, o indicado é que você usufrua de serviços digitais para fazer uma melhor gestão da sua imagem no ambiente virtual. A Saftec Digital, empresa renomada no ramo da tecnologia, oferece serviços direcionados para candidatos políticos, sempre buscando propiciar maior segurança e conforto aos seus clientes.

Contratando os serviços da Saftec Digital, você terá acesso aos seguintes produtos: gestão de redes sociais, monitoramento digital, remoção de conteúdo da internet, análise de vulnerabilidades. Dentre outros serviços digitais que irão promover uma maior credibilidade ao seu nome e fazer com que tenha sucesso durante sua candidatura. Para isso, entre em contato com a empresa pelo telefone: (11) 4114–9358 e/ou pelo site: www.saftecdigital.com.br.

Soluções para gestão de reputação digital

Descubra como podemos gerenciar a reputação digital de seu nome ou de sua empresa de maneira eficiente.

Fale Conosco