Diferença entre marketing político e marketing eleitoral

Diferença entre marketing político e marketing eleitoral

Diferente do que muita gente acredita, o marketing político e eleitoral, apesar de parecem iguais, possuem diferenças entre si! Conforme os especialistas da Saftec Digital, saber quais são elas é de suma importância se seu objetivo é realizar uma campanha eleitoral com assertividade e custo justo. Por isso, se você deseja saber mais sobre esse assunto, não deixe de ler este artigo até o final.

De fato, marketing político e marketing eleitoral não se trata, simplesmente, de termos sinônimos, ou seja, da mesma coisa, mas com nomenclaturas diferentes. Pelo contrário, a diferença está na prática de cada uma dessas estratégias, visto que possuem conteúdos e execuções distintas.

Marketing político

Visto isto, no marketing político, o que se tem é um conjunto de ações voltadas para a divulgação das ações realizadas ou que serão realizadas por um candidato a determinado cargo político. Isso acontece ainda durante seu mandato, de modo que se cria uma imagem junto ao público, que, por sua vez, será útil posteriormente, em futuras disputas eleitorais.

Mais do que isso, o marketing político também é útil e necessário para que se tenha o apoio popular em situações alheias a disputas eleitorais, pois, com ele, será possível atingir um determinado objetivo, seja ele político ou social. Além disso, ele precisa ser contínuo, já que se trata da construção e manutenção de uma imagem.

Marketing eleitoral

O marketing eleitoral, por sua vez, trata-se do conjunto de ações cujo objetivo deve ser alcançado a curto prazo, sendo, dessa forma, mais simples e fácil de ser analisado e mensurado. Em linhas gerais, os especialistas da Saftec Digital explicam que o maior foco do marketing eleitoral é a comunicação e divulgação de um determinado pleito.

Esse marketing é realizado para que as ações, projetos e perspectivas de um determinado candidato sejam divulgadas durante o período eleitoral, a fim de que o mesmo se torne conhecido e aceito pelo público durante sua campanha eleitoral. Importante, né? No entanto, apesar deste se diferenciar, em conceito, do marketing político, não pode estar dissociado, visto que compõe uma parte importante do mesmo.

De toda forma, o ponto é que a Saftec Digital oferece os dois serviços para qualquer candidato, por essa razão se você deseja realizar uma assessoria e investir mais na sua campanha eleitoral agora mesmo, não deixe de entrar em contato por meio do telefone (11) 4112-9350.

Soluções para gestão de reputação digital

Descubra como podemos gerenciar a reputação digital de seu nome ou de sua empresa de maneira eficiente.

Fale Conosco